pancreas
FUNÇÃO DO PÂNCREAS
O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sanguínea.
As enzimas secretadas pelo pâncreas digerem proteínas, carboidratos e gorduras.
O pâncreas também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno neutralizando o ácido oriundo do estômago.
O pâncreas é uma glândula mista denominada: exócrina e endócrina. A porção exócrina produz muitas das enzimas digestivas necessárias à função gastrointestinal.
A porção endócrina compreende ilhas distintas de células, estas células, produzem dois hormônios que regulam a concentração de glicose no sangue.
Os três hormônios produzidos pelo pâncreas são:
Insulina é um hormônio polipeptídeo produzido pelas células beta que reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue. A insulina faz com que as células absorvam glicose, estimula o armazenamento de glicose, e inibe a sua produção. As anormalidades na secreção ou na resposta das células à insulina provocam o distúrbio denominado diabetes mellitus.
Glucagon é uma pequena proteína produzida pelas células alfa, que eleva o nível de açúcar no sangue. Sua liberação é controlada pelos níveis de glicose no sangue. Com a queda destes níveis, cresce a liberação de glucagon que causa o armazenamento de glicose e sua síntese até que os níveis estejam aumentados. O glucagon se opõe às ações metabólicas da insulina.
Somatostatina é o hormônio que impede a liberação dos dois outros hormônios.
Fonte: www.msd-brazil.com
Pâncreas
SUPRA RENAIS
As supra-renais, também conhecidas com adrenais, são duas glândulas localizadas em cima dos rins.
As supra renais exercem importantes funções no organismo através da produção dos seus hormônios.
Os principais são:
- Cortisol: É o chamado hormônio do estresse (estresse físico, que