Pancreas
O pâncreas é um órgão localizado no abdômen. Ela desempenha um papel essencial na conversão do alimento que comemos em combustível para as células do corpo. O pâncreas tem duas funções principais: uma função exócrina que ajuda na digestão e uma função endócrina que regula o açúcar no sangue.
Anatomia Básico: O pâncreas está localizado atrás do estômago e está rodeado por outros órgãos, incluindo o intestino delgado, fígado, e baço. É cerca de seis centímetros de comprimento e tem a forma de uma pêra plana. A parte larga, chamada de cabeça do pâncreas, está posicionado em direção ao centro do abdômen; a parte do meio é chamado o pescoço e o corpo do pâncreas; a extremidade fina é chamado a cauda e estende-se para o lado esquerdo. Vários grandes vasos sanguíneos cercam o pâncreas, a artéria mesentérica superior, veia mesentérica superior, veia porta e do eixo celíaco, fornecimento de sangue para o pâncreas e outros órgãos abdominais.
Exócrina Função: O pâncreas contém glândulas exócrinas que produzem enzimas importantes para a digestão. Quando o alimento entra no estômago, estes sucos pancreáticos são libertados para um sistema de dutos que culminam no ducto pancreático principal. O ducto pancreático une o canal biliar comum para formar a ampola de Vater, que está localizado na primeira porção do intestino delgado, chamado o duodeno. O ducto biliar comum tem origem no fígado e da vesícula biliar e produz outro suco digestivo importante chamado bile. Os sucos pancreático e bile que são liberados para o duodeno, ajudam o organismo a digerir gorduras, carboidratos e proteínas.
Endócrino Função: O componente endócrino do pâncreas consiste em células das ilhotas que criam e liberam hormônios importantes diretamente na corrente sanguínea. Duas das principais hormonas pancreáticas são a insulina, o que atua de modo a reduzir o açúcar no sangue, e o glucagon, que atua de modo a elevar o açúcar no sangue. A manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue é