Carteira de Titulos de Divida
801 palavras
4 páginas
Na estratégia passiva de investimento, o preço de mercado dos títulos é visto como razoavelmente definido. O gestor passivo mantém um equilíbrio adequado entre risco e retorno, de acordo com as oportunidades de mercado. Um caso especial de administração passiva consiste na estratégia de imunização, na qual se tenta isolar ou imunizar a carteira contra o risco da taxa de juros. Na estratégia ativa de investimento, tenta-se obter retorno proporcionalmente maior que o risco assumido. No contexto da administração de títulos de dívida, esse estilo de administração pode tomar duas formas. O gestor ativo usa ou as previsões da taxa de juros para predizer o movimento em todo o mercado de títulos ou alguma forma de análise interna de mercado para identificar setores ou títulos específicos do mercado, precificados de forma relativamente inadequada. Sendo o risco da taxa de juros crucial na formulação da estratégia tanto passiva quanto ativa. A discussão começa com uma análise da sensibilidade do preço do título de dívida às flutuações na taxa de juros. Essa sensibilidade é mensurada pela duração do título de dívida, e atenção considerável será́ dispensada aos fatores determinantes da duração do título.
Risco a taxa de juros Relação inversa entre preço e rentabilidade dos títulos de dívida e a flutuação substancial da taxa de juros. Conforme a taxa de juros aumenta e diminui, o portador do título de dívida obtém ganhos ou perdas de capital, estes tornam arriscado o investimento em renda fixa, mesmo com a garantia de pagamento do cupom e do principal, como no caso de Obrigações do Tesouro.
Sensibilidade à taxa de juros
A sensibilidade do preço do título de dívida à variação na taxa de juros de mercado evidente- mente preocupa demais o investidor.
Diminuição em seu preço com o aumento na rentabilidade e a convexidade da curva de preço, significando impacto maior no preço com a diminuição na rentabilidade do que com o aumento na rentabilidade junto com o preço. 1.