Investidores institucionais e fundos de investimentos
INVESTIDORES INSTITUCIONAIS
São todas as pessoas jurídicas que tem obrigações legais de investir parte de seu patrimônio no mercado financeiro, são eles: • Fundos de investimentos; • Fundos de pensão; • Companhias seguradoras; • Sociedades de capitalização; • Clubes de investimento; • Entidades de previdência privada; • Outros.
Os Investidores Institucionais são os participantes mais importantes do mercado financeiro, sendo a carteira de investimento dessas associações formada basicamente pela captação de recursos junto a seus poupadores e por rendimentos reaplicados. A maior parte do recurso é aplicada no mercado financeiro para geração de rendimentos patrimoniais, e uma pequena parte é para formação de uma reserva de risco. Toda a operação é feita dentro de uma visão de retorno a longo prazo e aceitam maior risco desde que recompensado pelos retornos mais altos.
FUNDOS DE INVESTIMENTO
É um conjunto de recursos monetários, formado por depósito dos investidores (cotistas) que se destinam à aplicação coletiva em carteira de títulos e valores imobiliários.
Os Fundos de Investimento representam grupos de investidores (condomínios) e oferecem a comodidade de administrar seus recursos de maneira profissional. Por se apresentar como forma coletiva de aplicação, os fundos trazem vantagens ao pequeno investidor.
Os Fundos de Investimento são regidos por um Regulamento, disponível a todos os participantes, onde está estabelecida todas as regras básicas de seu funcionamento e informações relevantes como o tipo de ativos que comporão sua carteira, limites máximos e mínimos de cada um dos ativos, estratégias de investimentos selecionados, risco, etc. As principais decisões que envolvem o patrimônio dos Fundos de Investimentos são tomadas em Assembléia Geral, sendo a gestão do Fundo exercida por um administrador eleito pelos cotistas. Esse gestor é