Ecnomia
Manaus
Setembro- 2011
QUESTIONÀRIO DE ECONNOMIA
Jéssica Nelson de Oliveira Mota
RA 287350
Questionário apresentado ao professor Josemar Teixeira
Da disciplina de Economia da turma N10, Turno Noturno do curso de Administração.
Manaus
Setembro – 2011
1 – Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R: Não. Pobreza significa ter poucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, mesmo que haja muitos bens.
2 – Segundo o pensamento Keyneseano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse principio, a doutrina de Keynesiano aponta que, no momento que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômico que abre portas para o estabelecimento d uma crise.
Com base nesse contesto responda:
O que o estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R: O Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade. Com o objetivo de conduzir o pleno emprego
3 – O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsidio, estabelece critérios de reajuste de salario mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
R: Impostos diretos: são impostos que incidem sobre a renda. Ex.: Imposto de renda.
Impostos indiretos: são impostos que incluem sobre o consumo ou sobre as vendas. Ex.: IPI, ICMS, etc. Entre os impostos indiretos destacam-se dois tipos: Imposto específico: recai sobre cada unidade de mercadoria vendida, ou seja, o valor é fixo independentemente do valor da mercadoria.
Imposto Ad Valorem: é fixado por meio