Revisão física
Trabalho Mecânico-
Trabalho de uma força constante: Consideremos uma força F, cujo ponto de aplicação se desloca de A para B, sendo d o vetor deslocamento correspondente. Seja Ф o ângulo formado entre os vetores F e d. Define-se trabalho da força F no deslocamento d como: [pic]
T= F. d . cos Ф
* O trabalho é uma grandeza escalar. Em função do ângulo Ф, o trabalho pode ser positivo,negativo ou nulo: Quando o trabalho é positivo, devemos chama-lo de motor, quando negativo, resistente, quando a força F for perpendicular ao deslocamento d, o trabalho da força F será nulo.
Exemplos:
1-Um homem arrasta uma mesa aplicando uma força de intensidade 250 N utilizando uma corda, que forma um ângulo de 60° com a horizontal. Qual será o trabalho da força para um percurso de 8m?
R- T=250 x 8 x cos 60º = T = 1000j O trabalho da força é motor
2- Uma peça desliza sobre uma superfície plana e sofre a ação de uma força de atrito de intensidade 2 N. Qual será o trabalho da força de atrito para um deslocamento de 2m?
T= 2 x 2 x cós 180° T =-4j
Trabalho do Peso:
Quando envolve o peso do material. O trabalho é realizado por uma categoria especial de forças, denominadas forças conservativas. ( O peso é uma força conservativa) [pic]
Tp= m x g x h
Exemplo= Qual o trabalho necessário para erguer uma carga de 200 kg a 2 m de altura? Considere g =9,8 m/s²
T= m.g.h T= 200.9,8.2 T=3930j
Trabalho de uma força elástica: A deformação de uma mola é dita elástica quando, retirada a ação da força que produziu a deformação, ela volta à posição inicial.
T= k.x²/2
[pic]
Exemplo: Uma mola tem k= 150N/m. O comprimento natural da mola é 0,25m. Determine o trabalho da força elástica quando a mola é alongada até o comprimento 0,35m.
T=