monografia financeira
DEFINIÇÃO DO TERMO FINANÇAS
Segundo GITMAN, Lawrence J.1, finanças é arte e a ciência de administrar fundos . Praticamente todos os indivíduos e organizações obtém receitas ou levantam fundos, gastão ou investem . Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Praticamente todos os indivíduos e organização ganham ou levantam dinheiro, gastam ou investem dinheiro. Finanças são os processos pelos quais o dinheiro é transferido (por meio de financiamento ou investimento) entre empresas, indivíduos e os Governos. Todos os dias decisões financeiras, que são tomadas dentro da empresa, resultam em ações financeiras, cada ação reflete uma decisão sobre como investir fundos ou como obter fundos, essas ações financeira são importantes não só para as empresas envolvidas mas também para os investidores potenciais e para os já existentes. As decisões financeiras influenciam o valor da empresa, conforme refletido no preço de suas ações, o que afeta o que os investidores ganham com seus investimentos nela. O campo das finanças também envolve as condições do mercado financeiro, nos quais as empresas competem pelos investidores e pelos financiamentos.
COMPONENTES :
O ambiente financeiro é composto de três componentes básicos (1) Gerentes financeiros (2) Mercados Financeiros e (3) Investidores (incluindo credores)
GERENTES FINANCEIROS
Os gerentes financeiros são responsáveis pela decisão de como investir os recursos de uma empresa para expandir seus negócios e como obter recursos (Financiamento). As ações realizadas pelos gerentes financeiros ao tomarem decisões para as suas respectivas empresas são conhecidas como Administração Financeira (ou Gerenciamento financeiro) Espera-se que os Gerentes Financeiros tomem decisões financeiras que maximizem o valor da empresa e o valor do preço de suas ações. O Administrador financeiro desempenha um