Investidores Institucionais e Fundos de Investimentos
A carteira de investimento formada por esses investidores é bastante significativa, constituindo-se nos mais importantes participantes do mercado financeiro. E formada proncipalmente pela cotação de recursos junto a seus poupadores, e por rendimentos reaplicados. Em geral, esta carteira apresenta uma tendência de crescimento a a medida que a economia se desenvolve. Dispôe de vultosos recursos para investimentos e destinam a maior parte para a geração de rendimentos patrimoniais por meio de aplicações no mercado financeiro e outra parte mais reduzida, para formação de certa reserva de risco.
Uma as importantes contribuições dessas associações é a aplicaçãoda base de investidores no mercado financeiro, promovendo maior dinamismo e crescimento da economia diante de mais elevada oferta de recursos para investimentos.
Os investidores institucionais operam geralmente dentro de uma visão de retorno de longo prazo, selecionando as melhores alocações de seus recursos. Aceitam maior risco desde que compensado por retorno mais alto. Este comportamento dos investidorescontribui para maior estabilidade do mercadoe eficiência de suas operações.
O denominado fundo de riqueza soberana ou Fundo soberano, é um fundo de risco criado pelos governos de países visando decidir e gerenciar os investimentos de parte de suas reservas monetárias. Estes fundos são uma espécie de poupança formada pelos governos em momentos de expansão da atividade econômica, visando ser utilizado em cenário de retração, quando ocorrer queda na arrecadação
1.1