pancreas
Possui duas funções distintas: a função endócrina, responsável pela produção de insulina (hormônio que controla o nível de glicemia no sangue) e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.
SAIBA MAIS
1. ENTREVISTA
PANCREATITES
2. DOENÇAS E SINTOMAS
PANCREATITES
Quando o pâncreas apresenta algum problema e há deficiência na produção de insulina, por exemplo, a glicose que deveria ser aproveitada pelo organismo é eliminada pelos rins, ocasionando diabetes.
Algumas doenças que podem afetar o pâncreas são: fibrose cística,diabetes, pancreatite e câncer.
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimasdigestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina). Divide-se em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é um órgão produtor de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas.
Índice
[esconder]
1 Anatomia
1.1 Artérias e veias
2 Função
2.1 Endócrino
2.2 Exócrino
3 Doenças do pâncreas
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
Anatomia[editar | editar código-fonte]
Em humanos, geralmente o pâncreas é uma glândula longa com 15–25 cm que se localiza no abdômen. Sendo uma das glândulasretroperitoneais, ele é localizado posteriormente ao estômago e está em associação próxima ao duodeno.
É freqüentemente descrito como tendo três regiões: a cabeça, corpo e a cauda.
O ducto pancreático (também chamado de ducto de Wirsung) percorre o comprimento do pâncreas e termina na segunda porção do