A importância dos sistemas de informações gerenciais (SIG) no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) como estratégia de vantagem competitiva realizadas pelas organizações modernas.
662 palavras
3 páginas
Atualmente a logística vem apresentando uma evolução constante, sendo hoje um dos elementos-chave na estratégia competitiva da empresa. No início, era confundida com o transporte e armazenagem de produtos. Hoje é o ponto mais importante da cadeia produtiva integrada, operando de acordo com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimento (supply chain manegement). Ela trata de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, pensando-se inclusive no caminho dentro da empresa, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.
O perfeito entendimento da cadeia de suprimentos, reduz o tempo do processo, há também a redução dos custos, e vem sendo reconhecido como um fator de vantagem competitiva para as organizações que efetivamente entendem o seu papel estratégico. Mesmo com a redução do tempo de processo, a qualidade não é afetada, pois ela se mantém em foco, devido à possibilidade da formação de parcerias, que permitem treinamento, auditorias e acompanhamentos de sua empresa para com seus fornecedores e de seus clientes para com a sua empresa. Além desses fatores, para a obtenção de vantagem competitiva se torna necessário a flexibilização. A cadeia de suprimentos não pode ser rígida, pois deve ter a capacidade de se adaptar as mudanças do mercado de maneira ágil e eficiente.
A administração da cadeia de abastecimento exige o entendimento dos