joaouers filgueras lima
785 palavras
4 páginas
João Filgueiras LimaFrancisco A. N. Filho (superintendência administrativa)
Ana Amélia Monteiro (coordenação de projetos)
André Borém (colaborador)
Beatriz Secco (paisagismo)
Athos Bulcão (integração de obras de arte)
Kouzo Nishiguti e Renato A. Messias (instalações)
Roberto Vitorino (estrutura)
George Raulino (conforto térmico)
José Otávio Veiga e Neuton Bacelar (obra)
Hurandy Matos (metalurgia leve)
Jurandir Amorim (marcenaria / plásticos)
Tomaz Bacelar (premoldados)
Sílvio Pereira (fotografias)
Posto Avançado do Sarah em Macapá
Macapá, AP projeto: 2004
construção: 2005
O terreno proposto pela Prefeitura de Macapá, situado em extensa área plana, permitiu a desejável adoção de um partido horizontal levando em conta, ao mesmo tempo, as prováveis etapas de expansão do prédio. O tráfico de alta velocidade existente na avenida JK criou a necessidade da construção de uma passarela interligando as paradas de ônibus nos dois sentidos utilizadas pelos futuros usuários do posto e pelo pessoal da universidade situada do outro lado da via.
Partido e conforto ambiental
As principais diretrizes estabelecidas para o partido visaram a flexibilidade, extensibilidade da construção e, sobretudo, o conforto ambiental. Na cidade de Macapá, situada exatamente na linha do Equador, ocorrem temperaturas elevadas acima dos trinta graus centígrados praticamente durante todo o ano. Mas que são razoavelmente atenuadas à sombra, graças à brisa que sopra da direção NE. As principais medidas adotadas no projeto para o emprego de iluminação e ventilação naturais foram as seguintes:
-aumento das aberturas de ventilação zenitais e na periferia dos prédios em relação às adotadas nas outras unidades da rede situadas no Nordeste.
-construções relativamente estreitas entremeadas de pátios e jardins, aumentando conseqüentemente as áreas de ventilação periférica.
-criação de pés diretos relativamente altos (3m sob o vigamento metálico) de modo a favorecer a extração