Classes de incendio
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Ensinando e aprendendo
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT
AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO
TURMA: 25-T35EF
PROFESSOR:
ANTONIO ROBERTO LINS DE MACÊDO
ALUNO:
JOSÉ VALDENOR RODRIGUES CAVALCANTE MAT. 0913758-X
CURSO:
ENGENHARIA CIVÍL
TRABALHO SOBRE CLASSES DE INCÊNDIO
DATA: 11 / 04 / 2013
CLASSES DE INCÊNDIO
Os incêndios são classificados de acordo com as características dos seus combustíveis. Somente com o conhecimento da natureza do material que está se queimando, pode-se descobrir o melhor método para uma extinção rápida e segura.
CLASSES E SEUS RESPECTIVOS COMBUSTÍVEIS:
A - MADEIRA, PAPEL E ALGODÃO
B – LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
C - EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS ENERGIZADOS
D - METAIS PIROFÓRICOS (ALUMÍNIO, ANTIMÔNIO, MAGNÉSIO, ETC).
K – ÓLEOS E GORDURAS EM COZINHAS.
Classe A Caracteriza-se por fogo em materiais sólidos; Queimam em superfície e profundidade; Após a queima deixam resíduos, brasas e cinzas. Combate: Esse tipo de incêndio é extinto principalmente pelo método de resfriamento, e as vezes por abafamento através de jato pulverizado. Exemplo: Fogo em uma floresta de reserva ambiental.
Classe B Caracteriza-se por fogo em combustíveis líquidos inflamáveis; Queimam em superfície; Após a queima, não deixam resíduos. Combate:
Esse tipo de incêndio é extinto pelo método de abafamento. Exemplo: Incêndio de um reservatório de combustível de um posto de serviço.
Classe C
Caracteriza–se por fogo em materiais/equipamentos energizados (geralmente equipamentos elétricos); Combate:
A extinção só pode ser realizada com agente extintor não-condutor de eletricidade, nunca com extintores de água ou espuma; O primeiro passo num incêndio de classe C, é desligar o quadro de força, pois assim ele se tornará um incêndio de classe A ou B. Exemplo: Incêndio de um aparelho de ar-condicionado residencial. Classe D