Classes de Incêndio e seus extintores
NR 18
Professor Renato
Anselmo Luis de Carvalho nº 10 sala 21
Classes de Incêndio e seus extintores
Como sabemos os materiais combustíveis possuem características diferentes uns dos outros.
Conforme o tipo de material gerador do fogo podem existir tipos diferentes de classes de incêndio, o que torna importante saber identifica-las para saber quais os tipos de extintores são recomendados para cada tipo de incêndio.
Fogo de classe “A” Materiais Sólidos
É determinado por incêndio em materiais soídos combustíveis, que queimam em profundidade e extensão, deixando resíduos, como por exemplo, papel, tecido, algodão, borracha e madeira entre outros. Para combater este tipo de fogo, o agente extintor mais adequado é a agua, pois tem capacidade de penetrar e resfriar o ambiente. Portanto deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água.
Água pressurizada: ideal para classe A, pois resfria a superfície e a profundidade. É condutora de eletricidade, portanto proibida para classe C. Em alta pressão ela pode espalhar líquidos inflamáveis, portanto proibida para classe B.
Fogo de classe “B” Líquidos Inflamáveis
Relaciona-se a materiais líquidos inflamáveis, que também queimam em extensão (somente em superfícies) e normalmente não deixam resíduos, fazem parte desse grupo a gasolina, o óleo, o querosene, graxas tintas e álcool em geral. Para se combater este incêndio usamos extintores de pó químico seco BC ou ABC, extintores e gás carbônico (CO2) ou ainda extintor de espuma mecânica, caso o incêndio não seja tridimensional. (ex: liquido sob pressão, gás ou derramamento em gravidade).
Extintor de Pó Químico Seco (PQS), Espuma mecânica, CO2 e Pó ABC
Fogo classe “C” Materiais Elétricos Energizados
Trata de incêndios em equipamentos elétricos energizados, como maquinas elétricas, quadros de força, transformadores, computadores ou qualquer que seja o material que esteja energizado. Para