Combate a incêndio
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Combate a Incêndio
2. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
2.24 – Agentes extintores 2.25 – Extintores de incêndio 2.26 – Extintores de incêndio sobre rodas (carretas) 2.27 – Manutenção e inspeção dos extintores de incêndio 2.28 – Quadro resumo de extintores de incêndio 2.29 – Extintores de incêndio 2.30 – Métodos de operação 2.31 – Legislação, NR23
2.24. AGENTES EXTINTORES São as substâncias empregadas para extinguir a combustão. ÁGUA ESPUMA PÓ QUÍMICO SECO (PQS) GÁS CARBÔNICO (CO2)
AGENTES EXTINTORES
ÁGUA
A água é o agente extintor universal, sendo o de mais fácil obtenção, mais baixo custo e o de maior rendimento operacional. Características: A água atua basicamente por resfriamento. É o agente mais indicado para incêndios de Classe A. Ao chocarse contra o combustível, corta o contato com o comburente naquele ponto. Possui uma tensão superficial que dificulta a sua penetração no combustível. A água pura (H2O) não é condutora de eletricidade. A água utilizada nos incêndios é grande condutora de eletricidade. No estado pulverizado pode ser utilizado em eletricidade. No estado pulverizado absorve mais calorias que no estado líquido. Quando utilizado na forma de chuveiro ou neblinado, afasta o comburente.
AGENTES EXTINTORES
ESPUMA
É um aglomerado de partículas de uma solução aquosa de baixa densidade. É constituída de bolhas formadas de ar (espuma mecânica) ou CO2 (espuma química), envolvidas por uma película fina e consistente. Características: Possui razoável poder de resfriamento. Atua basicamente por abafamento. Pode ser utilizado em incêndios de Classes A e B. É o agente indicado para líquidos inflamáveis. Contra Indicações: Só extingue o fogo em superfície. É condutora de eletricidade. Possui baixo alcance.
AGENTES EXTINTORES
PÓ