incubadoras de empresas
Exigido pelo professor: Eduardo Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Elaborado por: Luciana Braz Simões
Licenciatura em Segurança do Trabalho (SEG0056/2) – Empreendedorismo
07/11/2011
Introdução:
As incubadoras de empresas são ambientes que estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas. Abrigam novos negócios por um período de tempo limitado e se destacam entre os vários mecanismos criados para estimular a transformação de resultados de pesquisas em produtos e serviços. Assim, revertem em atividade econômica os investimentos em pesquisa realizados pela sociedade. As Incubadoras, especialmente no Brasil, costumam localizar-se junto a uma universidade ou a um instituto de pesquisas, para que as empresas se beneficiem da proximidade dos laboratórios e dos recursos humanos destas instituições. As incubadoras oferecem às empresas infra-estrutura de uso compartilhado, assistência permanente, treinamento na área de negócios e acesso facilitado aos grupos de pesquisa e ao mercado.
Incubadoras de Empresas
Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado. (mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%), fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do SEBRAE). Uma incubadora de empresas busca oferecer as pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência.
As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o número de incubadoras vem crescendo sensivelmente. Segundo dados do Anprotec -Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada, existem hoje no Brasil cerca de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991. Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que