História da Arte
A ARTE CONCRETA refere-se à pintura e escultura feita com a temática baseada em LINHAS E ÂNGULOS retos, no Brasil ganhou características próprias, levando a estética concreto para o design, arquitetura, publicidade, paisagismo. Principal nome Waldemir Cordeiro
Do concretismo originou-se o grupo NEOCONCRETO, com artistas do Rio de Janeiro, que romperam com as linhas retas da arte concreta. Principais nomes: Helio Oiticica, Lygia Clak e Lygia Pape.
A POP ART sugerido nos EUA, repercutir no Brasil também levando para a arte cenas do cotidiano dos quadrinhos e da publicidade. Nomes: Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Cláudio Tozzi.
A ARTE CONCEITUAL, nascida na EUROPA, no final dos anos 60, chegou no Brasil com atraso, por causa da ditadura militar.
Neste estilo da arte há uma rejeição a todos os códigos anteriores, que ressaltam técnicas, tema e processo de produção operacional.
Na arte conceitual o foco está no processo criativo no proposto, no conceito contido na construção artística.
REANDU-MADES, instituídos por MARCEL DUCHAMP no momento DADAÍSTA, continuam presentes na cena artística.
INSTALAÇÃO são composições que podem ser multimídias e promovem o contato do observador com o espaço, cenário provocando sensações e/ou interações.
ARTE PERFORMÁTICA- Happenigs, performances que muitas vezes envolvem o corpo do artista. Podem envolver teatro, dança, pintura ao vivo, etc.
Arte e tecnologia – videoarte, manifestações artísticas envolvendo a tecnologia como meio de criação e como suporte para a arte.