Incubadoras de Empresas
Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado.( mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%), fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae). Uma incubadora de empresas busca oferecer as pequenas empresas apoio estratégico, suporte técnico, gerencial e formação complementar do empreendedor, durante os primeiros anos de existência. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Em geral, as incubadoras dispõem de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc. Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora é a captação dos melhores projetos e a seleção dos empreendedores mais aptos, o que amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.
Conceito histórico:
O conceito formal de incubação de empresas começou nos EUA em meados da década de 50, Na Europa, as incubadoras surgiram inicialmente na Inglaterra, as primeiras incubadoras de empresas no Brasil surgiram na década de 80 e cresceram bastante desde então. Segundo dados do Anprotec, existem hoje mais de 300 incubadoras em atividade com mais de 6 mil empresas vinculadas. A maioria da incubadoras no Brasil estão concentradas na nas regiões Sul e Sudeste.
Objetivo:
Basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas. Para isso, as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem