INCLUÇÃO
A escola publica como espaço de promoção da aprendizagem 3
2
02 DE FEVEREIRO DE 2012 – TARDE
Caminhos e desafios pelo universo da Educação Inclusiva: perspectivas e possibilidades. Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional/Seed.
1. Na compreensão da educação como um direito de todos e do processo de inclusão educacional numa perspectiva coletiva da comunidade escolar, é importante reforçar a necessidade da construção de escolas que contem com redes de apoio à inclusão. Como você pode pensar para sua escola esta rede de apoio à inclusão?
2. A reforma da gestão e do Projeto Político-Pedagógico de cada escola deve estar fundamentada na atenção à diversidade e no direito de todos à educação, como efetivação de uma política de educação inclusiva. Entretanto, como retrata o Documento Subsidiário à Política de
Inclusão do MEC (2005),
A questão se torna complexa quando nos deparamos com a realidade de uma mesma sociedade, que demanda soluções de sustentação e viabilidade para sua própria pluralidade, e que não é uma sociedade inclusiva. Longe disto, sabemos o quanto instituições criadas para regrar o convívio entre os homens tendem a reforçar a discriminação e a criar territórios que classificam e hierarquizam os cidadãos justamente a partir de suas diferenças. As pessoas com deficiência, com síndromes, são historicamente identificadas como páreas sociais em função de um conjunto de igualdades mais ou menos constantes que acabam por definir seu lugar na sociedade: lugar de exclusão.
Como você vê a inclusão em sua escola?
3. O texto do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) levanta o tema do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, de 2004: “Nada sobre nós, sem nós”.
Como podemos entender e aplicar este tema em nossas escolas? Quais os mecanismos de ação efetivos para a inclusão e para o atendimento das pessoas com deficiência em nossa Rede?
semana pedagógica 2012
Anexo 3