pastor e o lobo
QNO 5/7, Bloco F, lotes 1/2 – Ceilândia/DF
Pastor Sólon
O REBANHO, O PASTOR E O LOBO
Deus, ao estabelecer a igreja, instituiu, também, sua liderança - pastores.
Escolheu homens para conduzi-la nesse amor, instruindo-a para a formação de um caráter que produza o fruto do Espírito.
Mas Jesus nos advertiu: o inimigo semeou joio na plantação de trigo (Mt.
13:25) e não há como separá-los antes da colheita (Mt. 13:30). Por isso, não é de se estranhar que nem todos os integrantes da igreja estejam produzindo o fruto do Espírito de Deus, já que o joio é estéril.
A advertência bíblica não parou por aí. No livro de Atos, Deus alertou para outro ataque do maligno contra a igreja – a infiltração de lobos vorazes (At. 20:29).
Mais uma vez, não estranhamos quando notamos que alguns rebanhos estão sendo consumidos pelo ódio, pelo egoísmo, pela vaidade, pela soberba, pela avareza, pelo sectarismo e pelo materialismo. Quando vemos isso, temos a sensação de que o lobo
(Satanás) não está apenas infiltrado no meio do rebanho (igreja), mas o está conduzindo.
Na verdade, Satanás, por causa das brechas que encontrou na igreja
(disposição ao materialismo), está imprimindo em mentes desprotegidas seus valores e muitas das características de seu caráter. Qualquer um dos sentimentos malignos listados acima, em boa medida, são suficientes para afastar Deus do coração do homem.
O que fazer diante de tudo isso? Resistir ao Diabo (Tg. 4:7), lutando contra sua influência no meio da igreja. Se fugirmos, se nos omitirmos, se desanimarmos, se nos segregarmos ou nos isolarmos seremos presas fáceis e estaremos facilitando a obra maligna de Satanás que deseja destruir a igreja.
Mas, como resistir? Primeiramente, devemos rejeitar a propaganda de
Satanás que anuncia que todos os pastores são lobos e que toda igreja é joio. Isso nada mais é que mentira e engano. Nenhuma das falhas da igreja, ou de sua liderança, podem ser generalizadas.