atps libras
Inserção da criança surda na escola
As crianças surdas, em geral, não tem a possibilidade desse aprendizado/apropriação, já que na maioria das vezes não tem acesso a lingua utilizada por seus pais (ouvintes). Tais crianças permanecem no ambiente familiar aprrendendo coisas do mundo e da linguagem de forma fragmentada e incompleta justamente por sua dificuldade de acesso a lingua a qual esta sendo exposta.
A lingua de sinais por suas caracteristicas viso-gestuais e possivel de ser adquirida pela pessoa surda sem dificuldades adicionais, sem que sejam necessario programas de treinamento, já que os surdos em contato com os outros surdos usuarios de lingua de senais procedem uma aquisição ampla e eficaz.
Nessa mesma prespectiva esta baseada a proposta de educação bilingue, que busca comtemplar o direito linguistico da pessoa surda de ter acesso aos conhecimentos sociais e culturais em uma lingua na qual tenha dominio. Além disso, aspectos culturais, sociais, metododlogicos e curriculares inerentes a condição de surdez precisam ser considerados em uma proposta seria de ensino a comunidade surda.
Tal dominio é fundamental para possibilitar que o sujeito surdo tenha acesso aos conhecimentos de mundo e que possa trabalhá-los tanto na lingua de sinais como em portugues especialmente em sua modalidade dominante no meio academico, a qual permite e favorece o acesso a uma quantidade ilimitada de conhecimentos.
Muitos estudos indicam que pessoas surdas, nessa condições de escolarização, mesmo após varios anos, apresentam dificuldades em relação a aquisição de conhecimentos de maneira geral, e no uso da linguagem escrita, especialmente, em geral, porque as praticas educacionais não contemplam as reais necessidades dos surdos, fazendo com que eles apresentam conhecimentos muito aquem daqueles desejados para seu grau/anos de escolaridade.
A inserção do aluno surdo no ensino regular é uma das diretrizes fundamentais da politica de inclusão/integração,