Inclusão
27/03/2013 19:42
Quando o assunto é “acessibilidade”, comumente associamos a “deficiência”, porém o termo refere-se à condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte e dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por qualquer pessoa “inclusive” a pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Neste âmbito, surgem também os conceitos de “ajuda técnica e tecnologia assistiva”, que em geral compreendem todos os recursos e serviços que visam proporcionar maior qualidade de vida aos indivíduos com perdas funcionais advindas de deficiência ou como resultado do processo de envelhecimento. São vistas como resolução de problemas funcionais para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e desejos.
Na área educacional a Tecnologia Assistiva vem se tornando, cada vez mais, uma ponte para abertura de novo horizonte nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências até bastante severas. Como faz notar Rita Bersch, (BERSCH, 2006, p. 92) “a aplicação da Tecnologia Assistiva na educação vai além de simplesmente auxiliar o aluno a ‘fazer’ tarefas pretendidas. Nela, encontramos meios de o aluno ‘ser’ e atuar de forma construtiva no seu processo de desenvolvimento”.
Sites pesquisados:
http://proeja.com/portal/images/semana-quimica/2011-10-19/tec-assistiva.pdf
http://tonaeducespecial.blogspot.com.br/2011/09/tecnologia-assistiva.html
http://inclusaolasalle.zip.net/
http://www.bengalalegal.com/teleaulas
http://www.bancodeescola.com/palestra.htm
http://portal.mec.gov.br