Individuo e a sociedade
O Indivíduo e a Sociedade
Introdução
No processo de socialização, o ser humano aprende o modo de vida que terá na sociedade em que está inserido. Na definição de socialização, podemos dizer que é toda forma que o indivíduo pensa, age, dentro da sociedade que ele convive, ou seja, determinados hábitos contidos em um grupo de uma região, pode não existir em outras.
No processo de socialização do indivíduo são identificados cinco principais agentes: A família, A escola, Os grupos de “Status”, Os meios de comunicação de massa e Os grupos de referência.
Estes agentes serão abordados na sequência.
A família
É considerada o principal agente e o mais importante, pois é através dela que recebemos os primeiros ensinamentos, herdando dos pais os valores, as normas e seus costumes.
A escola
Transmite às crianças a experiência de como lidar uma grande organização, onde a forma no tratamento social é diferente a encontrada no âmbito familiar.
Os grupos de “status”
Na medida em que o indivíduo adquire avanço na idade, aumenta sua importância no processo de socialização. É neste grupo que se evidencia o aprendizado dos gestos, adquire linguajar próprio, gosto por leituras, tipo de consumo, etc.
Meios de comunicação de massa
Podemos citar a televisão como sendo um dos principais veículos de comunicação em massa. Representa um dos novos agentes de socialização; se discute sobre o papel que a televisão exerce no processo de socialização, em virtude da evidência de violência estimular o comportamento agressivo. Por outro lado, são incentivados pela programação voltada para preocupações sociais e ambientais.
Os grupos de referência
São utilizados como modelo de comportamento e atitudes ao longo de toda vida do indivíduo. Podemos ter como referência a conduta de esportistas, políticos, artistas, etc, e podem exercer papel positivo ou negativo.
Comentário
A correlação desta abordagem com minha vida pessoa, é que pelo fato de ter tido um pai de