Como elaborar um projeto cultural
Dicas e tutorial para a elaboração de um projeto cultural.
"Kit básico" para Captação de Recursos
A organização Iko Poran publicou um excelente artigo, com os passos principais para a captação de Recursos.
Kit para Captação de Recursos
“O que se chama de sorte é normalmente o subproduto de uma comunicação de sucesso”
A regra básica para se levantar recursos para um projeto é: “Se você não procurar, você não encontra”. No entanto, existem métodos que produzem melhores resultados em menos tempo. Apresentamos abaixo algumas técnicas que podem ajudar na sua comunicação.
Apresente-se como um vendedor, e não como um pedinte. Se a ajuda é pedida com você se lamuriando de suas dificuldades, muitas vezes o doador dá uma pequena esmola para se livrar do importuno. A postura de venda agrada aos prováveis doadores e implica na utilização de técnicas modernas. Você não está pedindo dinheiro para suas férias, você está querendo participar na construção de um mundo mais justo ao mesmo tempo em que aprende outras culturas e abre novos horizontes para a sua vida. “Venda” ao doador os benefícios que ele estará gerando ao contribuir com seu programa de voluntariado. Lembre-se sempre: antes de pedir algo, você deve ver o que pode fazer pela outra pessoa.
Esteja muito bem preparado para responder qualquer pergunta sobre o seu programa. Familiarize-se com os objetivos da Iko Poran em nosso site e sobre os detalhes de seu programa. Qual é o histórico da organização parceira ? Como e onde será o programa? O que será alcançado ? Quantas pessoas serão beneficiadas? O que você aprenderá ? Qual é o valor disso para a sua vida ? E para a vida do doador? Como você poderá retribuir ao doador ? Se for preciso, ofereça uma apresentação educacional após o seu retorno sobre os resultados do seu programa. Esta opção funciona melhor com organizações religiosas, instituições educacionais ou grupos cívicos.
Planeje com antecedência e comece o seu