Como elaborar um projeto cultural para captação de patrocínio
No mercado de patrocínios, um projeto bem formatado muitas vezes define a negociação com o potencial patrocinador. Portanto, devemos considerar alguns aspectos importantes na hora de formatar nosso projeto para captação de recursos.
Passo a passo:
1- Comece fazendo-se perguntas do tipo: O que é o meu projeto? Por quê realizá-lo? Como realizá-lo? Quanto preciso para concretizá-lo? Que retornos meu projeto oferece ao patrocinador que os similares não oferecem?
2- Responda cada pergunta com o máximo de detalhes possível.
3- O que é o meu projeto? Aqui deve constar alguns itens importantes para o patrocinador tomar melhor conhecimento do projeto, como: Do que se trata a ação cultural? Será um filme, uma peça de teatro, um show musical (música instrumental, erudita, popular...), lançamento de um livro, exposição de artes? Em que local (País, Estado, Cidade, Região) o projeto será realizado? Há nomes importantes no âmbito cultural, envolvidos no projeto?
4- Por quê realizá-lo? Defina os principais objetivos do projeto, justificando o porquê da realização naquele momento, por que esta empresa pode ser patrocinadora do projeto? Usando argumentos que comprovem o vínculo da marca com a ação cultural, fale um pouco da importância cultural do projeto.
5- Como realizá-lo? Desenvolva a programação do projeto, quando começará a execução e quando terminará? Tudo produzido cronologicamente. Havendo fotos, bonecos, maquetes e outros suportes para serem apresentados, não hesite em anexá-los. Dentro desta mesma pergunta, detalhe as estratégias a serem usadas na divulgação: promoção com sorteios, brindes, produtos-carona, parcerias estratégicas para atrair público como acordo com universidades, escolas, eventos, etc; assessoria de imprensa, plano de mídia do projeto e parcerias com veículos de comunicação com mídia já garantida.
6- Quanto preciso para concretizá-lo? O orçamento mais detalhado