inclusão
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Chyntia Silva Teixeira Pirenópolis - Goiás
2010
1 INTRODUÇÃO
1.1 Título
Inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas classes comuns de ensino regular.
1.2 Tema
A sociedade evoluiu e discursos sobre os direitos humanos fizeram com que novas possibilidades de ensino fossem repensadas.
Em termos teóricos: Jean Piaget, com a abordagem interacionista e Vygotsky com a abordagem sócio-interacionista. Ambas destacando um papel determinante da interação do sujeito com o mundo que o cerca.
A Língua Brasileira de Sinais torna-se um recurso imprescindível para que haja a comunicação entre pessoas surdas com as demais de sua convivência, tornando-se base facilitadora dessa interação e convivência.
1.3 Problema
Desde 2008 atua em nossa unidade de ensino uma profissional surda, que vinha trabalhando como auxiliar de secretaria, ajudando a cuidar das crianças no período do recreio e na entrada e saída da escola. As crianças mostraram-se curiosas ao notarem que essa funcionária se comunicava de maneira diferente: usando LIBRAS. A curiosidade gera inquietações, então porque não aproveitarmos efetivamente a oportunidade de convivência com uma pessoa surda que domina LIBRAS, e favorecer a convivência dessa funcionária entre toda a comunidade escolar?
1.4 Justificativa da Pesquisa
Buscamos o aprendizado através do planejamento e desenvolvimento de atividades que possibilitem situações em que os alunos trabalhem a cooperação e trocas entre si, que experimentem vivências desafiantes para transporem barreiras impostas pela própria sociedade e que aprendam a aceitar, respeitar e valorizar a diversidade.
O Projeto de Inclusão da Língua Brasileiras de Sinais nas classes comuns de ensino regular contribuirá para o fortalecimento dos vínculos com a inclusão na nossa unidade de ensino.
1.5 Objetivos 1.5.1 Geral
Promover