Inclusão
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA–MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional
PROFESSOR:
Alunas: SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA 1) De acordo com o capítulo 3 do livro,em 2011 a Presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto presidencial nº 7611/11 que define o público alvo da educação especial. Quais seriam, de acordo com o referido Decreto, os estudantes a quem se destinaria os serviços de apoio especializado?
O Decreto nº 7611 (BRASIL, 2011) reafirma que a educação especial deveria oferecer e garantir os serviços de apoio especializado aos estudantes tanto com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento quanto com altas habilidades. O Decreto ainda define o atendimento educacional especializado, as atividades envolvidas na acessibilidade e os atendimentos pedagógicos organizados pela instituição escolar:
Art. 2o A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
§ 1º Para fins deste Decreto, os serviços serão denominados atendimento educacional especializado, compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestado das seguintes formas:
I – complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais e do desenvolvimento; suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação (BRASIL, 2011).
Serão consideradas, para a educação especial, as matrículas na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares, e em escolas especiais ou especializadas.
Tal Decreto parece resgatar o trabalho realizado no atendimento educacional especializado em classes especiais da escola regular e