Variedade e o Envolvimento na Identificação com o Produto
1
Projeto de Investigação
A Variedade e o Envolvimento na Identificação com o Produto: Um Estudo com Consumidores
Portugueses
Telmo Martins (33989)
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado em Psicologia Social e Organizacional (MPSO1)
Lisboa, 16 de Dezembro de 2013
VARIEDADE E ENVOLVIMENTO NA IDENTIFICAÇÃO PRODUTO
2
Resumo
Partindo da questão “Em que medida a variedade de opções disponíveis e o grau de envolvimento de um produto influenciam a identificação com mesmo?”, procuro com este estudo uma resposta no contexto português. A identificação com o produto pode ter vários fatores adjacentes e condicionantes da mesma, porém neste estudo abordarei apenas dois dos muitos fatores que influenciam como o autoconceito se relaciona com o produto. A variedade e o envolvimento, o primeiro fator externo e que presume uma relação direta com o processo de escolha e a identificação resultante do mesmo, e o segundo fator interno e que poderá moderar a primeira relação, no sentido em que uma diferença no envolvimento poderá condicionar a identificação com o produto.
A extensa aplicabilidade dos vários conceitos poderá justificar o porquê deste problema nunca ter sido colocado sob esta forma, ainda que no entanto exista vária literatura sobre temas como o comportamento de procura de variedade e a projeção da identidade social nos produtos e bens. A fim de colmatar esta lacuna existente, proponho uma abordagem alternativa aos métodos usualmente usados em psicologia, i.e., com recurso a estímulos mais característicos de estudos de mercado aliados a instrumentos do âmbito da psicologia.
VARIEDADE E ENVOLVIMENTO NA IDENTIFICAÇÃO PRODUTO
3
A Variedade e o Envolvimento na Identificação com o Produto: Um Estudo com
Consumidores Portugueses
A variedade é uma característica bastante importante na escolha de um produto de uma marca ou de uma opção específica de um