Marketing
1) Conceitue marketing?
Marketing é o processo social e gerencial através do qual os indivíduos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. As ações de Marketing jurídico devem trabalhar a percepção do cliente sobre a pessoa do advogado e/ou da banca.
O Marketing na década de 80 persistia na comunicação, carisma profissional, produção intelectual e havia uma baixa concorrência. Na década de 90 havia uma maior concorrência em virtude da explosão de privatizações e fusões, a comunicação passa a ser de forma generalista. Atualmente, surge o Marketing jurídico através de uma comunicação segmentada e integrada para a obtenção de resultados, com novas maneiras de envolver o cliente, que hoje em dia são englobadas pelo regimento da OAB para permitir uma comunicação de forma mais abrangente, isso desenvolve marcas jurídicas e análises estratégicas.
2) Diferencie necessidade e desejos.
Necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica e restritiva ao corpo. O desejo configura-se pela carência por satisfação especifica a fim de atender a estas necessidades mais profundas. Para cada necessidade há infinitos desejos, as necessidades não são criadas, pois são finitas e restritas ao corpo. Porem, o desejo é manipulado em função do interesse que nos é apresentado, logo o mercado procura manipular este sentimento, pois se configura como vantajoso.
3) Quais são os níveis e diferenciais entre cada componente do Ambiente de Marketing?
Cliente
Ambiente Organizacional – Representa a própria empresa em suas atividades afins, que se comunicam o cliente.
Microambiente – Forças próximas ao escritório que afetam sua capacidade de servir seus clientes, como os fornecedores, concorrentes, intermediários e os canais de distribuição.
Macroambiente – Forças sociais maiores que afetam todos os demais comandos da sociedade, como analises demográficas, econômicas, naturais,