Inclusão
MARÍLIA QUINTELA DA SILVA GRAÇA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Nós pedagogos temos o dever de auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão, é necessário que toda a equipe escolar encontre-se em sintonia pois é o elo para o trabalho em conjunto, é ele quem realiza o principal papel. Precisamos de uma educação que desperte a comunidade para o processo de emancipação da sociedade, visando as melhorias ligadas a inclusão, temos que respeitar as limitações, mais sempre fazendo com os alunos possam compartilhar, e se socializar com os amigos, e assim buscar contribuir para que eles imaginem , criem, analisem, inventem, que realmente se efetivem uma aprendizagem de qualidade .
A ação do pedagogo é imprescindível para que a escola possa realizar um trabalho consciente de complexidade existente, causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, --- fruto da formação de historia de vida.
Existe preconceitos em uma sala de aula,só que o professor mediante a tal situação tem que ser Bastante taxativo. Sabemos que É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A convivência do