INCLUSÃO: O MUNDO ESTÁ PREPARADO PARA ELA?
Kalita Rossy Silva dos Santos
Letras – 4º Semestre
Educação Inclusiva
Ouvimos, com freqüência, notícias sobre avanços na medicina, na tecnologia, na ciência e em várias outras áreas. Contudo tais avanços não ocorrem com tanta freqüência quando se trata da inclusão.
A inclusão tem como princípio acolher as pessoas, sem exceções. Mas para isso é necessário que o mundo esteja preparado para ser inclusivo. SASSAKI afirma que, em uma perspectiva inclusiva, a sociedade deve adaptar-se às pessoas com deficiência e não ao contrário como tem ocorrido.
Partindo da premissa de que uma sociedade inclusiva é uma sociedade que deve estar adaptada para todos, pessoas com deficiência e pessoas tidas como “normais”, chegaremos à conclusão de que o mundo, apesar de globalizado, não está preparado para ser inclusivo. Isso ocorre porque o preconceito contra as pessoas com deficiência encontra-se cada vez mais arraigado. A sociedade afirma, ideologicamente, ser inclusiva, contudo ainda trata as pessoas com deficiência de forma diferente das demais, e isso faz com que a segregação só aumente.
É impossível falar de inclusão sem falar em educação inclusiva, pois somente por meio dela é possível amenizar a exclusão, tendo em vista que é na escola que o indivíduo inicia seu processo de socialização, conforme afirma Paulo Freire. Mas a escola esta longe de ser inclusiva, pois possui barreiras que separam os alunos “normais” dos alunos com deficiência. Essas barreiras são muitas e não se limitam a espaços físicos inadequados. Por exemplo, podemos citar o total despreparo da maioria dos docentes e da gestão escolar em receber os alunos com deficiência e inseri-los nas classes regulares, a falta de recursos para trabalhar com esses alunos e a não participação dos pais e familiares no processo de socialização destes alunos.
Assim, podemos concluir que para que o mundo se torne definitivamente inclusivo, é necessário que a sociedade