Relogio Sequencial
Prof.Orient. Tiago Brunnieri
Com o objetivo de colocar em pratica o aprendizado teórico a faculdade anhanguera SBC esta promovendo uma competição entre seus alunos dos cursos de engenharia elétrica e automação. Conhecida como guerra de robôs, o evento estimula a criatividade do aluno e desperta o interesse pelo aprendizado.
Tivemos a oportunidade de participar da competição, e estamos sendo orientados pelo professor Tiago Brunieri.
A Proposta que nos foi apresentada é usarmos motores de CC com 12V, um para cada roda, e com acionamentos independentes com isso teremos a possibilidade de controle no sentido de giro e por sua vez fazer com que o robô faça curvas, quando os motores são acionados em sentidos diferentes.
Nosso projeto inicial foi composto por peças de moto, coroas, corrente e pião. Conseguimos montar o Robô e colocá-lo para funcionar, mas nos primeiros testes percebemos com facilidade, que a aderência proporcionada pelas correntes não é suficiente para o tipo de solo que vamos usar no dia da competição. Outro ponto forte foi o peso do Robô, uma vez que as regras são claras e bem definidas, não permitindo que o robô ultrapasse o peso de 5kg.
Para resolver a questão pensamos substituímos as coroas de moto, por coroas convencionais usada em bicicleta. Com isso diminuímos o peso consideravelmente e conseguimos nos manter na competição. Outra dificuldade é o problema da aderência e isso resolvemos colocar uma camada de borracha em cima da corrente. Essa borracha foi introduzida as correntes pelo processo de fundição, no qual conseguimos concluir nosso projeto.
A parte elétrica usamos uma bateria de 12V para alimentação, esta por sua vez fora do robô, para ganharmos novamente em peso. A placa é bem simples com fio de 5M conectado ao Robô e relés para fechamento protegendo assim os motores de possíveis sobre cargas. Os motores propriamente ditos são motores usados em veículos para subir e descer os vidros.