TRABALHO DE INCLUSAO
São Paulo
2014
RESUMO
O tema autismo e inclusão escolar têm recebido uma especial importância na literatura atual, levando em consideração as necessidades especiais que crianças com autismo precisam para serem incluídas em uma escola de ensino regular. Há, portanto uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, com o objetivo de constatar o nível de conhecimento dos professores a cerca do ensino de crianças portadoras de tais condições e identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Neste trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão escolar, as importâncias da participação dos pais na educação dos seus filhos autistas e umas pesquisas de campo com professores têm o objetivo de fazer uma analise da opinião dos professores a respeito do assunto, saber quais as dificuldades que eles encontram ao receberem em suas salas um aluno com necessidades especiais e o que eles acham de alunos autistas estudarem em classes regulares.
Palavras-chave: autismo; inclusão escolar; opinião dos professores.
INTRODUÇÃO
O tema inclusão escolar tem como objetivo inserir todas as crianças com necessidades especiais na escola de ensino regular independente do grau de comprometimento social e cognitivo dessas. No caso de crianças portadoras de autismo a finalidade da inclusão é diminuir o preconceito e evitar o isolamento social, possibilitando a elas, o desenvolvimento de novas habilidades.
A interação entre alunos e educadores é a base fundamental para que ocorra troca de experiências no ambiente escolar comum, o autista tem uma dificuldade na comunicação por isso é necessário descobrir algum meio ou técnica que possibilite a comunicação com essas crianças. (Bosa e Camargo, 2008).
O objetivo desse trabalho é entender o autismo aprofundando no