Inclusão Social no Trabalho
Analisando os dados informados por órgãos de pesquisa, a maioria dos desempregados ainda são negros e mulheres, ainda maior entre mulheres negras.
Esta descriminalização causam não somente uma ferida na honra, mas pode também causar danos morais.
Com relação aos estrangeiros, o caso não muda muito, o que diferencia é aonde este estrangeiro está tentando um emprego, dependendo do pais, o preconceito é maior do que em outros.
Inclusão Social no Trabalho
A Lei 8.213/91, chamada Lei de Cotas foi criada para dar justa igualdade a minoria, fazendo com que eles tenham os mesmos direitos, pois todos são iguais perante a lei.
O objetivo desta lei é fazer a inclusão da pessoa com deficiência no meio profissional. Fazer ela passar a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões, não só pelas suas dificuldades e diferenças.
No artigo 93 foi estabelecido que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. Esse percentual varia em função do número de funcionários da instituição, conforme a seguir:
- Até 200 funcionários ..................... 2%
- Entre 201 e 500 funcionários.......... 3%
- Entre 501 e 1000 funcionários......... 4%
- Mais de 1001 funcionários.............. 5%
Em 2011 a Lei completou 20 anos, e de acordo com o ministério do trabalho as empresas começaram a descobrir o potencial da pessoa com deficiência e também os benefícios de seguir a Lei, porém ainda existem empresas que conseguem encontrar pretextos para não contratar este tipo de profissional, alegando falta de capacitação, dizendo que o ramo de trabalho é incompatível com a deficiência, e também tem aquelas que contratam apenas por que isso é imposto pela lei, não porque sentem vontade em incluir e ajudar na