SErviço social
A Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituição que trabalham com a produção de projetos nos meios de comunicação, tais como, canais, jornais, rádio, revistas, cinema, televisão. Refere também nos aspectos lazer, do gosto artístico e do vestuário. Baseada na cultura, visando principalmente no interesse lucrativo. O termo indústria cultural foi criado pelos principais pensadores da Escola de Frankfurt: Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, ambos alemães. Surgindo em um período que a economia era baseada no consumo de bens, assim a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura surgem com funções do fenômeno da industrialização.
Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, cultura de massa, é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público. Como consequência das tecnologias de comunicação surgidas no século XX, e das circunstâncias configuradas na mesma época, a cultura de massa desenvolveu-se a ponto de ofuscar os outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela.
A cultura popular esta associada ao "povão", geralmente a parte excluída da sociedade. E ela não está vinculada ao conhecimento científico, planejado, e sim ao aspecto simples e ou espontâneo das emoções individuais e coletivas de uma comunidade, tem um modo de vida próprio, que se formou no decorrer dos tempos, mas não é generalizante a todos. É uma cultura de resistência. Ela pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa, e não podemos esquecer que ela tem as suas próprias raízes nas tradições, nos princípios, nos costumes, no modo de ser daquele povo, consoante FIDELIS 2008, desta forma, cada povo produz, por