trabalho inclusao
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta as idéias defendidas no artigo: “Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira” das autoras Rosana Glat e Edicléa Mascarenhas Fernandes. As autoras apresentam um breve histórico da evolução na educação especial no Brasil, bem como enfatizam uma mudança de paradigmas na inclusão social.
A Educação Inclusiva é um assunto de grande importância na educação, pois através da inclusão social, muitas crianças e adolescentes tem acesso a alfabetização, que por um longo período em nosso pais não foi possível, visto que todas as deficiências tinham única e exclusivamente o tratamento clinico (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia , etc).
2 DESENVOLVIMENTO O texto apresenta a perspectiva do paradigma histórico na Educação Inclusiva, bem como também o ponto de vista das mudanças que ocorreram nas políticas educacionais brasileiras, notadamente após a Declaração Salamanca na década de 90, onde enfatiza que todas as crianças com necessidades especiais devem ter acesso a escola regular, e que essas instituições de ensino são capazes de combater a discriminação, bem como promover uma sociedade inclusiva. As autoras afirmam que a Educação Especial inicialmente era uma área de atuação a partir do modelo medico ou clinico. Foram