Inclusão: A escola está preparada para ela?
5º Semestre de Pedagogia
Disciplina: Educação Especial
Texto: Inclusão: A escola está preparada para ela?
O tema inclusão na educação é bastante discutido atualmente, se intensificou a partir da década de 90 com a Declaração de Salamanca (UNESCO,1994), que lança a proposta de que toda criança com deficiência deve ser incluída na escola de ensino regular.
Desde o início da humanidade a trajetória dos deficientes físicos e mentais foi marcada por abandono, descaso, negligência e exclusão, seja por falta de informação, seja por informações errôneas, seja por preconceito. Atualmente a busca pela informação, e pela erradicação do preconceito aproximou essas pessoas da sociedade, mas essa aproximação é lenta e gradual, considero um avanço muito grande desde o início da humanidade até os dias de hoje, sendo que as discussões e a busca pelo conhecimento um grande passo para melhoria de vida dessas pessoas.
Porém devemos considerar as diversas deficiências, as deficiências auditivas e visuais foram atendidas com mais facilidade, talvez por terem recursos mais acessíveis. As deficiências mentais e de aprendizagem ainda são menos favorecidas quanto a sua inclusão, pois necessita de recursos mais caros, maior desprendimento de tempo e de estudos caso a caso.
Os recursos e métodos desenvolvidos dão às pessoas com deficiência melhores condições de adaptação social, possibilitando melhor inclusão e melhor autonomia no seu dia a dia, pois acredito que é dever do Estado e da sociedade dar condições para que estas pessoas tenham as mesmas possibilidades dos demais, inclusive a educação.
Com a Constituição Brasileira de 1988, que prevê o direito de todos à educação, garante, assim, também, o direito das pessoas com deficiência. Porém, devemos compreender que nem todos conhecem seus direitos, sendo que esses são pouco divulgados, e nem todos tem o apoio da família e da sociedade, e alguns deficientes e/ou suas família quando se