memorial inclusão
Uma educação de qualidade para todos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
09/11/2012
RESUMO
Nesse trabalho será abordado a questão da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, pois é uma tarefa árdua, e longa, nem sempre com resultados instantâneos. Veremos que muitas escolas não estão preparadas ainda, nem em relação a profissionais quanto ao espaço físico, pois a demanda de alunos estão criando salas superlotadas, veremos também como a inclusão pode beneficiar o aprendizado e o ambiente escolar.
Palavras-chave: Inclusão. Beneficiar. Ambiente escolar.
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será abordado a questão da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, pois é uma tarefa árdua, e longa, nem sempre com resultados instantâneos. Veremos que muitas escolas não estão preparadas ainda, nem em relação a profissionais quanto ao espaço físico, pois a demanda de alunos está criando salas superlotadas. Porém por outro lado irá mostrar que esses alunos com qualquer deficiência podem nos surpreender e nos ensinar, pois são crianças como qualquer outra e precisam de cuidados básicos, como: carinho, amor, afeto e compreensão, pois a verdadeira inclusão vai além do que somente inserir as crianças nas escolas, é necessário envolver-se, interagir, aprender e participar da formação dessa criança, e para que isso aconteça é preciso uma união entre professores, coordenadores e direção.
2 CONCEPÇÕES DE ENSINO E A PRÁTICA DO PROFESSOR
A inclusão escolar é perceber e redconhecer o outro e, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva refugia todas as pessoas, sem restrição. É para o estudante com deficiência fisica, para os que tem comprometimento mental, para os que tem transtornos e para a criança que é descriminada por qualquer outro motivo. Estamos num processo de conscientização. A escola necessita se adaptar para a inclusão, além de