Crise Ética
CRISE ÉTICA
Curso Técnico em Informática para Internet (Subsequente-Ead)
Professores: Cleonete Martins de Aguiar
Melquesedeque Queiroz dos Santos
Ética Profissional e Cidadania
INTRODUÇÃO
Atualmente, fala-se muito sobre ética. Discute-se a ética na política, a ética na economia, a bioética, a ética na ciência, na pesquisa e na investigação científica, a ética médica, a ética nas práticas psicológicas e na psicanálise, a ética no direito, a ética nas organizações, a ética na educação, a ética nas relações interpessoais e amorosas, etc. A palavra ‘ética’ penetrou de tal modo o vocabulário corrente a partir de meados dos anos 80, fazendo deste termo um emblema simbólico privilegiado de uma nova época e de uma nova sensibilidade, assim como no início deste século, e principalmente entre as duas Grandes Guerras, prevaleceu à linguagem da decadência, a partir da Segunda Guerra Mundial vulgarizou-se a ideologia do desenvolvimento, e nos anos 70 impôs-se a idéia de cultura como uma preocupação fundamental das sociedades, que não seria exagero nenhum afirmarem que este final de milênio tornou-se passível de caracterização como a “Idade da Ética.
ÉTICA
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Na filosofia, a