Inclusão social
O que é ser diferente? Segundo esse comercial que a televisão veiculou certo tempo atrás, ser diferente é normal. Mas então, o que é ser normal? No sentido teórico encontrado no dicionário da língua portuguesa, "diferente" significa "Não semelhante; em que se nota diferença. Desigual, mudado, variado" e "normal" quer dizer, em um dos sentidos, "exemplar".
Ao observarmos as pessoas, podemos notar que, por mais que elas possuam características semelhantes, todas possuem peculiaridades. As pessoas são constituídas de qualidades e defeitos. Acredito que aqui está o ponto chave: as qualidades e os defeitos dos seres humanos. O termo qualidade pode se referir a algo bom, saudável, bonito, correto, bem feito, enfim, vários atributos. Em contrapartida, a palavra defeito nos faz imaginar algo feio, doentio, maléfico, errado, mal feito, etc.
Entramos, então, numa questão cultural e filosófica! O que é o bom? O belo? O certo? Pois então: o que é bom, bonito e correto para alguns, pode não ser para outros, e isso varia de indivíduo para indivíduo, ou de sociedade para sociedade. Tem tudo a ver com os princípios e os valores das pessoas, bem como com a cultura a elas inerentes.
Nesse sentido, conclui-se que o diferente, seja esse "diferente" entendido como qualidade ou como defeito, sempre irá existir, sempre irá cruzar a frente dos nossos olhos, e os nossos olhos irão julgar o "diferente" através das emoções provocadas. E no julgamento inevitável que os nossos olhos irão provocar na nossa mente, a reação precisará ser apenas uma, e essa reação não poderá ser "diferente" em nenhum ser humano, ou pelo menos não deveria ser. A essa reação damos o nome de RESPEITO. O respeito não possui qualidade nem defeito. Noe entanto, lamento que ele não seja tão comum e normal entre as pessoas diferentes/normais.
Ser Diferente é Normal?
Viviane Veras RESUMO
A pergunta título deste trabalho retoma o slogan