Contabilidade comercial
MARIA DAS GRAÇAS RAMALHO DA SILVA
CONTABILIDADE COMERCIAL
MARABÁ
2013
maria das graças ramalho da silva
CONTABILIDADE COMERCIAL.
Trabalho de Contabilidade Comercial. Apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teoria Contábil e Legislação Profissional, Contabilidade Comercial, Matemática Financeira Il, Homem, Cultura e Sociedade e Metodologia Científica.
Orientador: Equipe de professores do 3º semestre.
MARABÁ
2013
Introdução
A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.
Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.
Pode-se dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não-relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.
CONTABILIDADE COMERCIAL
1- Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade. Entidade
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.