Inclusão social na escola
1.2 Justificativa: A inclusão social surgiu como oposição à pratica da exclusão, em seu sentido total, os “diferentes” eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar. A educação de pessoas com deficiência, no Brasil, se realiza, prioritariamente, no sistema regular de ensino, com apoio educacional em sala de recursos e/ou com apoio de professor itinerante. Nesse espaço pedagógico o aluno desenvolve o currículo do ensino fundamental, acrescido das complementações curriculares específicas dadas pelo professor especializado, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um programa que propicie à pessoa com deficiência seja qual for um bom aproveitamento e bom rendimento alcançando os objetivos propostos para a aula.
1.3 Objetivo Geral Identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiência, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos educação acessível e com qualidade.
1.4 Objetivos Específicos: - Constatar se ainda existe resistência ao processo de inclusão por parte do aluno, família e educadores, visto que a deficiência, muitas vezes, é vista como sinônimo de inferioridade e incapacidade;
- Examinar os procedimentos utilizados na inclusão dos alunos deficientes;
- Analisar a formação