Inclusão Social Através do Ensino de Línguas
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ENSINO LÍNGUAS
SOUZA, Aline Cristina1
FERNANDES, Simoni Edvirges2
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar a importância do ensino de idioma, suas influências e variações no aprendizado de pessoas com necessidades especiais.
É necessário gerar interesse em docentes e educadores para que o ensino de idiomas estrangeiros esteja disponível a esses alunos, respeitando os princípios impostos pela
Didática, como disciplina.
Não foi possível diagnosticar ferramentas próprias para este ensino, sendo necessário que o docente acompanhe os resultados do aprendizado e estabeleça adequações às necessidades dos alunos em questão.
O ensino de idiomas colabora com inclusão social de uma forma diferenciada.
Palavras-chave: Necessidades Especiais; Ensino de línguas; Inclusão Social
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste artigo é apresentar a importância do estudo de línguas a Pessoas Portadoras de Deficiência Mental, não só com o objetivo de melhorias profissionais como acontece rotineiramente, mas com o intuito de promover a superação das necessidades por eles enfrentadas.
1
Aluna do Curso de Especialização Em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira
FACINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso, no Curso de Especialização
Em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira da Faculdade Internacional de
Curitiba. FACINTER, 1-2012.
2
Professor Orientador
2
É necessário o entendimento de fatos históricos como a importância da linguagem, suas definições e aplicações, tanto quanto as definições das deficiências: como se apresentam nas sociedades atuais, as suas influencias e manifestações, o seu diagnostico e acompanhamento.
Através de dados coletados de outros artigos, no Censo de 2000, por exemplo, consta que cerca de 14% da população brasileira sofre algum tipo de deficiência, sendo que metade deste percentual são deficiências voltadas para áreas