A inclusão da disciplina de Libras no ensino regular
A inclusão da disciplina de Libras no ensino regular
Patricia Maristela Freitas Garcia
Prof. Fábio Alves Peres
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (BID 0268) – Módulo I
12/06/2013
RESUMO
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância do ensino da língua de libras na educação regular. È preciso que haja inclusão social de todos os indivíduos, inclusive e principalmente das crianças com deficiência auditiva que na maioria das vezes sofrem de exclusão social por não serem entendidas e nem entenderem o meio na qual estão inseridas. Atualmente, enfrenta-se um desafio em tornar a escola um espaço aberto e inclusivo para todos, inclusive aos deficientes auditivos.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Ensino de Libras.
1 INTRODUÇÃO
A educação especial vive um momento de transformação em termos da sua concepção e diretrizes legais. É preciso estabelecer um plano de ação político-pedagógico que envolva a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. Faz-se necessário lembrar que a educação especial delineia um processo de construção e compreensão de posicionamentos quanto às orientações e diretrizes atuais.
A inclusão da disciplina de libras no ensino regular tem sido pauta de várias discussões ocorridas em nosso país, e isso vem a arcar grandes mudanças na educação brasileira no que diz respeito à inclusão social.
O educandário é muito importante na formação dos sujeitos em todos os seus aspectos. É um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, precisando, portanto atender a todos sem distinção, a, fim de não promover fracassos, discriminações e exclusões.
2 A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO REGULAR
2.1 O QUE É LIBRAS
A língua brasileira de sinais, reconhecida como segunda língua oficial do Brasil chama-se Libras.
A língua de sinais é a língua natural das sociedades surdas. Ao contrário do que muitos podem