artigos
Cristian Suelem da Silva Soares
Daniela Ferreira da Silva
Helayne Cristina Medeiros
Malena Gaia Batista
Prof. Mara Roberta
Centro Universitário Leonardo da Vincci- UNIASSELVI
Serviço Social
02/07/2012
RESUMO
Este trabalho que traz o título “A educação Inclusiva no Brasil e a LIBRAS”, tem como eixo temático a inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino. Este trabalho tem como centro as preocupações na discussão de questões fundamentais para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, sobretudo os que apresentam alguma deficiência auditiva. Estas pessoas vêm apresentando conquistas consideráveis que se manifestam nas leis pertinentes á inclusão de alunos surdos ou deficientes auditivos (Lei Nº 10. 436/02) e referentes à formação do tradutor interprete de Libras- Língua Portuguesa (Cap. V do Decreto Nº 5. 626/05).
Palavras-chave: Educação. LIBRAS. Inclusão.
INTRODUÇÃO
O tema educação inclusiva ganhou destaque e vem avançando cada vez mais na educação brasileira por meio de leis e decretos que vem institucionalizar a educação para alunos com necessidades educacionais especiais. A respeito disso a Lei nº 10. 463/02 foi elaborada tendo em vista a inclusão de alunos surdos ou deficientes auditivos nas escolas regulares de ensino, dispõe também da inclusão da Libras como disciplina no currículo dos cursos para formação de professor.
A o longo dos anos as pessoas com necessidades especiais vem adquirindo seus direitos e garantias através de reivindicações de pessoas comprometidas com a inclusão social. Tais melhorias vêm se concretizando através de leis e decretos que vem proporcionar a garantia de inclusão dessas pessoas.
Este trabalho se propõe a analisar o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, sobre tudo as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Para tanto, o trabalho está estruturado em dois momentos, num primeiro, aborda-se a educação dos