INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
É preciso rever todos os procedimentos referentes à inclusão escolar, sendo necessária uma transformação em todo o sistema, seja educacional, social ou político, promovendo o acesso à educação e à permanência do aluno na escola.
Portanto, para que ocorra a verdadeira inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não basta apenas a promulgação de leis, cursos de capacitação para professores, nem a obrigatoriedade da matrícula. São medidas essenciais, porém a discussão é muito mais complexa.
2. 1 Na visão do professor Eugênio Cunha Um ambiente de ensino onde todos possam aprender, tendo deficiência ou não. Em resumo, assim é denominada a educação inclusiva, segundo Eugênio Cunha, mestre em Educação e autor do livro Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade (Wak Editora, 2011), apenas começou a caminhar no Brasil. "Já houve progressos, mas será que os alunos estão recebendo a educação adequada?", questiona o professor. A preocupação de Cunha é a mesma de tantos outros educadores e familiares. De que adianta o estudante com deficiência frequentar uma escola regular se o professor não sabe como lidar com esses distúrbios? O problema, segundo o pesquisador, é que não existe uma formação específica que qualifique