inclusão na educação basica
1 INTRODUÇÃO 3
5 .CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 8 ANEXOS 10
1 INTRODUÇÃO
O tema inclusão vem propondo vários debates e discussões nos mais diversos espaços educativos, acompanhados de propostas de ação para a sociedade brasileira, visando, sobretudo propiciar o conhecimento e a consciência da realidade social, educacional e psicológica aos que educam, principalmente, aqueles que têm sob seus cuidados alunos que necessitam de atendimentos especiais, já que a educação é direito de todos os cidadãos, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988.
Um dos aspectos mais desafiadores da educação contemporânea é a exigência de um tratamento educacional cuja metodologia surja a partir da vertente dos próprios alunos e dos pais, para que se possa atender às necessidades não só dos que estão dentro dos parâmetros da considerada “normalidade”, mas também dos que apresentam outras demandas em razão de sua realidade pessoal. No município de Araçuaí um professor de educação física criou um projeto na rede púbica “centro de Aprendizagem e Inclusão” para crianças e adolescentes, a fim de proporcionar estratégias de inclusão, para que os mesmos possam viver com adequada qualidade de vida e como cidadãos plenos, dotados de conhecimentos, meios e mecanismos que os capacitem desde a infância, erradicando o trabalho valorizando e respeitando as diversidades. São realizadas oficinas de: balé, judô, capoeira, violão, teclado, instrumentos de percussão, informática, práticas esportivas e práticas culturais como teatro e poesia. Todas as oficinas contam com aulas de fundamentação teórica.
Esse projeto é ministrado pelo professor de educação física e voluntários de diversas áreas, atende a 132 alunos de todas modalidades da educação básica, mas o foco e os alunos com necessidades especiais, com objetivos de motiva-los,