NATUREZA PSICOSSOMÁTICA DO SER HUMANO
Relações psicossomáticas – relação do psiquismo com o organismo interno
Fatores somáticos - são alterações do comportamento relacionados com o distúrbio da função cerebral ou com fatores constitucionais predisponentes; ou se origina na vivência de uma doença somática.
Fatores psíquicos – o que condiciona o transtorno são conflitos dos impulsos, necessidades, aspirações e idéias.
Fatores somáticos e psíquicos- podem influenciar-se reciprocamente, participando no transtorno de forma a caracterizá-lo com aspectos quantitativos – qualitativos diversos.
VARIEDADE DE MUDANÇAS CORPORAIS NO ESTADO EMOCIONAL
Reação galvânica da pele – alteração elétrica da pele.
Distribuição do sangue – o rubor na face denuncia o estado emocional. Os vasos sangüíneos se dilatam. Na emoção do medo existe a constrição dos vasos.
Composição do sangue – Os hormônios provocam mudanças na composição do sangue, tanto na adrenalina, como na glicose e nos ácidos.
Tensão muscular e tremor – é comum quando a pessoa se encontra em conflito de desejos. Duas ordens são dadas quase que simultaneamente aos músculos e existe o descontrole.
Movimentos gastrointestinais – nos estados emocionais intensos, os movimentos do estômago e dos intestinos são afetados. A excitação emocional provoca náuseas e diarréia. Constantes tensões afetam as paredes do estômago e dos intestinos, não permitindo o trabalho normal, podendo provocar o aparecimento de úlcera.
Secreção salivar – quando sob tensão emocional, a boca fica seca e as glândulas ficam quase que paralisadas.
Reação pupilar – as pupilas se dilatam nos momentos de raiva e dor.
Reações das glândulas sudoríparas – nos estados de emoções fortes, existe mais suor sobre a pele.
DISTÚRBIO PSICOSSOMÁTICO
Os efeitos das emoções sobre os males corporais são relevantes ao assunto da emoção. Durante centenas de anos, os efeitos adversos da raiva e do medo sobre o organismo foram observados ou, pelo menos,