Inclusão escolar
LEIDIJANE CALDEIRA DE SANTANA SANTOS
ESCOLA INCLUSIVA: ABERTA PARA TODOS
ALAGOINHAS-BA
2011
ESCOLA INCLUSIVA: ABERTA PARA TODOS
Leidijane Caldeira de Santana Santos
Dilma Maria Ferreira Barbosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia (PED0256)
Resumo
A proposta desse artigo é refletir sobre questões relativas à inclusão escolar de crianças com necessidades especiais na rede pública de ensino regular. Aborda as dificuldades que as escolas têm em receber esses alunos, seja pela falta de acessibilidade, bem como de formação dos professores e demais funcionários, o que acaba promovendo a exclusão escolar. Sendo necessário que o poder público implante políticas educacionais que visem a atender com qualidade as demandas desses alunos.
Palavras-chaves: inclusão escolar, políticas públicas, acessibilidade, formação de professores.
Introdução
A escola foi criada para homogeneizar os diferentes com o objetivo de que todos adquiram conhecimentos e habilidades, respeitando sempre as diferenças. Dessa forma escola inclusiva é aquela que se organiza para atender todos os alunos, ditos “normais”, mas também os portadores de deficiências, começando por seu espaço físico até a formação dos docentes e demais funcionários. Tal organização não depende apenas da boa vontade do educador, mas principalmente das ações governamentais.
Dois grandes desafios de imediato estão colocados para os sistemas de ensino e para sociedade brasileira: fazer que os direitos ultrapassem o plano do meramente instituído legalmente e construir respostas imediatas que atendam às necessidades dos alunos.
Desenvolvimento
Nos debates atuais sobre inclusão escolar, a inclusão já conquistou alguns espaços, embora o ensino brasileiro esteja bem