Medição : Paquímetro e régua
A necessidade de realizar medições surgiu desde os primórdios da humanidade. Assim, com o avanço da tecnologia, foram criados vários instrumentos de medida, como a régua e o paquímetro, os quais permitem obter a medida da altura, largura, espessura e profundidade de objetos. A régua graduada é um instrumento de medição, muito simples, empregado nas medições de dimensões lineares. Nas lâminas da régua estão gravadas medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm). Cada centímetro na escala está dividido em 10 partes iguais e cada parte equivale a 1 mm. Assim a leitura pode ser feita em milímetro conforme mostra a figura.
Figura 1: Régua graduada No entanto, quando existe a preocupação de que o comprimento seja mensurado de forma mais precisa, torna-se necessário utilizar instrumentos que apresentem maior exatidão, como é o caso do paquímetro. Sua larga aplicação na medição em geral é devido a sua grande versatilidade e precisão. Tais instrumentos são fabricados com altos padrões de qualidade a fim de se obter as melhores características possíveis.
Figura 2: Paquímetro Universal
O paquímetro é um instrumento de medição que tem uma escala fixo para padrão de comprimento, dois bicos para medição, sendo que um está ligado a escala fixa e o outro ao cursor e um nônio para indicação entre traços.
Utilizado para medições milimétricas de alguns objetos, os paquímetros dispõem de especialidades, pois proporciona a quem os utiliza a possibilidade de várias combinações de posições e tipos de medidas como a capacidade de medirem-se profundidades, extremidades ocas, cumprimentos, diâmetros internos e externos de tubos e na transformação de milímetros em polegadas e vice-versa. Visto as dadas atribuições, é necessario atentar-se que por mais preciso que seja um instrumento de medição, um dos princípios básicos da física diz: “Não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta”, ou seja,