Inclusão escolar e sindrome de tourette
É uma desordem neurológica ou neuroquímico caracterizadas por tiques involuntários, reações rápidas, movimentos repentinos ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira.
Sintomas
* São movimentos repetidos e bruscos que podem se manifestar em qualquer parte do corpo(face,barriga,nádegas,pernas,braços etc.) * Os tiques mais comuns é o facial , como por ex: piscar muito rápido dos olhos ou torções da boca.Todavia como pigarrear ou fungar. * A causa não foi ainda definitivamente encontrada pesquisas realizadas mostram que o problema se origina de anomalias metabólicas de um neurotransmissor cerebral chamado de dopamina.
Como diagnosticar a ST? * Não existe exame sanguíneo ou imagem que possam comprovar a ST.O diagnostico é feito observando os sinais e tiques. * Simples:
Motores - Piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher os ombros, fazer caretas; Vocais - Pigarrear, limpar a garganta, grunhir, estalidos com a língua, fungar e outros ruídos * Complexos: Motores - Pular, tocar pessoas ou coisas, cheirar, retorcer-se e, embora muito raramente, atos de auto-agressão, tais como machucar-se ou morder a si próprio;
Vocais - Pronunciar palavras ou frases comuns porém fora do contexto, ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase de há pouco escutados) e, em raros casos, coprolalia (dizer palavras ou expressões socialmente inaceitáveis; podem ser insultos, palavras de baixo calão ou obscenidades).
É hereditária? * Estudos mostram que os distúrbios de tiques, são herdados como gen ou genes dominantes com a capacidade de produzir sintomatologia variadas em diversos membros da família.o individuo portador de ST tem 50% de chance de transmitir seu gen. Ainda não existe cura. * E possível uma remissão de sintomas podendo ocorrer a qualquer instante.
Existe tratamento para a ST? * Não necessitam de tratamento medicamentoso. No entanto, existem medicações eficazes que